Fortaleza faz melhor primeiro turno do time na Série A com 20 times

Por Paulo Sergio 15/09/2019 - 07:27 hs

O fim do primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro ocorre neste fim de semana, e o Fortaleza tem motivos para celebrar. Independentemente do resultado do jogo contra o Bahia no domingo (15), o Leão do Pici vai terminar a 19ª rodada fora da zona de rebaixamento. Além disso, o tricolor cearense faz, em 2019, a melhor campanha do clube no atual formato do Brasileirão.

Ocupando a 13ª colocação, com 21 pontos, o Fortaleza superou o desempenho obtido no primeiro de turno de 2006, última participação do time na Série A e ano em que o campeonato passou a ser disputado por 20 times. Na ocasião, o Leão do Pici terminou a 19ª rodada com 20 pontos, no 18º lugar, dentro do Z-4, e seria rebaixado na mesma colocação ao final do campeonato, com aproveitamento de 33,3%.

Em 2019, o time tricolor iniciou a disputa do Brasileirão com a meta de não cair para a Segundona. Pensando nisso, a diretoria do Fortaleza estipulou a conquista de 24 pontos até o fim do primeiro turno como uma boa margem na luta contra o descenso. Com 38,9% de aproveitamento, o Leão do Pici está a seis pontos do Z-4, e atualmente flerta com a Sul-Americana.

Para alcançar o objetivo, a missão do Tricolor não é das mais fáceis: precisa vencer o Bahia, 7º colocado com 30 pontos e invicto há oito jogos. Mas o lateral Tinga, que vestiu a camisa do time baiano, acredita que o Fortaleza pode conquistar os três pontos necessários utilizando a pressão do adversário como mandante.

- Já joguei lá, conheço bem alguns jogadores. A gente sabe que vai ser um jogo difícil lá na Fonte Nova, a torcida vai em peso, vão tentar fazer de tudo para conseguir os três pontos, mas a gente sabe que jogando lá eles têm um pouco de ansiedade. Temos totais condições de conseguirmos um resultado positivo - enfatizou o jogador.

Desde 2003, quando a Série A do Brasileirão passou a ser disputada por pontos corridos, o Fortaleza esteve presente em três oportunidades. Em termos proporcionais, a melhor campanha do time ao fim do primeiro turno foi em 2005, em campeonato disputado por 22 equipes. Na época, o Leão do Pici chegou à 21ª rodada com 30 pontos e aproveitamento de 47,6%.


O Fortaleza chegou para a disputa da primeira divisão nacional embalado com a conquista do tricampeonato cearense, e tinha na dupla Clodoaldo e Rinaldo, artilheiro do time na Série A com 16 gols, a referência da torcida e do ataque tricolor. Com boa campanha durante todo o torneio, o Leão terminou o Brasileirão com 55 pontos e na 13ª posição, uma atrás da zona de classificação para a Sul-Americana.

De volta a 2019, o Fortaleza continua em preparação intensiva para o confronto diante do Bahia. O jogo acontece no domingo às 16 horas na Arena Fonte Nova, e terá transmissão em Tempo Real do GloboEsporte.com.