A Câmara de Beberibe decidiu nesta terça-feira (14/05) afastar o prefeito interino Tharsio Facó, que vinha ocupando o cargo deixado por Padre Pedro, que é investigado por irregularidades na gestão.
Com dez votos a favor do afastamento, dois contra e uma abstenção, Tharsio deixa o cargo e assume o comando da administração municipal o vereador presidente da Câmara, Eduardo Lima.
ENTENDA O CASO
Em dezembro de 2018, o Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou a “Operação Cartas Marcadas”, para combater atos de improbidade administrativa na gestão municipal de Beberibe. Naquele período foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em sedes de empresas, casas de políticos, empresários e funcionários públicos. Na oportunidade foi expedidos três mandados de afastamento de cargo: dois para o prefeito e um para um vereador.
As ordens eram oriundas de seis inquéritos civis públicos, que tramitam nas Promotorias de Justiça do município.
Durante o processo a Câmara Municipal de Beberibe já havia decidido afastar o Padre Pedro da Cunha por um prazo de 90 dias por crimes de responsabilidade. O vice, Tharsio Facó, assumiu o cargo de prefeito interinamente.
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor