Ceará recebe 72,5 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19
O Ceará recebeu, na noite deste sábado (23), 72.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. O imunizante chegou ao Brasil na última sexta-feira (22) e começou a ser distribuídas aos estados nesta tarde após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluir a análise de segurança das duas milhões de doses.
O voo que trouxe o novo lote ao Ceará pousou às 22h10 no Aeroporto de Fortaleza. Os imunizantes seguiram do terminal de cargas para o Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer), onde será distribuída para os municípios cearenses.
A vacina chegou ao País em um voo da Emirates que pousou às 17h20 no Aeroporto de Guarulhos. A carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, na qual chegou às 22h. A Fiocruz passou a madrugada e a manhã deste sábado fazendo uma análise de segurança, seguindo exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Primeiras doses no Ceará
A vacinação no Estado começou na última segunda-feira (18), quando 218 mil doses da Coronavc foram entregues. O imunizante chegou no fim da tarde e no mesmo dia os primeiros cearenses foram vacinados.
A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no estado do Ceará. A imunização da profissional da saúde foi aplicada no braço esquerdo e ocorreu no local de trabalho dela, no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. Sob aplausos, ela foi recebida pelo governador Camilo Santana e pelo secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto.
DN
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor