Estudante de 13 anos é aprovado em 1º lugar no Vestibular 2021 da Uece

Por Lorraine Vilela Campos 15/09/2021 - 09:50 hs
Foto: Arquivo pessoal
Estudante de 13 anos é aprovado em 1º lugar no Vestibular 2021 da Uece
Caio Temponi tem um canal de vídeos para auxiliar alunos em seus estudos

Caio Temponi, de 13 anos, ganhou destaque nacional ao ser aprovado em 1º lugar no Vestibular 2021 da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para o curso de Administração.

O estudante não é apenas um treineiro normal (aluno que faz o vestibular para treinar), ele já acumula aprovações em diferentes competições e, desde criança, se destaca pelo seu desempenho escolar, o que fez com que ele pulasse três séries.

Natural de Três Rios, no Rio de Janeiro, Caio se mudou para Juiz de Fora (MG) aos nove anos de idade, quando começou a participar de olimpíadas científicas. Devido ao seu bom desempenho, recebeu uma bolsa de estudo de um colégio de Fortaleza no final de 2020. Desde então, a família mora na capital cearense.

Conquistas

No início deste ano, Caio foi o primeiro brasileiro a conquistar medalha de ouro do Brasil na Olimpíada de Mayo, competição de Matemática com representantes de 12 países. Maior nota na categoria Nível 1, para estudantes de até 13 anos, o adolescente tem em sua rotina de estudos momentos para se preparar para tais eventos, dos quais participa desde os 9 anos de idade, sendo medalhista por 17 vezes.

Em 2020, o adolescente passou em primeiro lugar para o exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), sendo o único da história da seleção a acertar todas as provas e também o mais novo estudante a ser aprovado.

Caio Temponi
Caio já ganhou 17 medalhas em competições de conhecimento Crédito: Arquivo pessoal / Laurismara Temponi

Vestibulares

O Vestibular da UECE veio como oportunidade para treinamento. Para seu futuro como universitário e, posteriormente, no mercado de trabalho, Caio deseja cursar a faculdade de Direito para tentar carreira como Juiz Federal. Em paralelo, pretende fazer a graduação de Matemática para ser professor na área.

No entanto, por não existir o curso de Direito na Uece, o estudante optou por uma das graduações mais concorridas: Administração. Apesar de aprovado em primeiro lugar, Caio não se matriculou na universidade. Laurismara Temponi, mãe de Caio, explica que a decisão de continuar o ensino médio de forma regular, sem pular séries, foi algo conjunto entre ela, seu marido e o adolescente.

Caio continuará tentando outros vestibulares como forma de aprimorar seus conhecimentos. Ele pretende fazer o concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que é bem difícil e cobra bastante a área de Matemática, disciplina que ele adora.

Rotina

De acordo com a mãe do adolescente, Caio reserva o período da manhã para o curso de inglês e aulas extras da escola. À tarde, o estudante vai ao colégio, no qual frequenta turmas do ITA e do Instituto Militar de Engenharia (IME). Em alguns dias da semana, no período da noite, ele assiste às aulas para as olimpíadas de Matemática.

Questionada sobre o impacto da pandemia nos estudos de seu filho, Laurismara diz que o período em casa foi positivo, já que o tempo que seria gasto com deslocamento até a escola acabou convertido em mais momentos para ele estudar.

Além da rotina de estudos, Caio separa um tempo para gravar vídeos para seu canal no YouTube, no qual resolve questões de Matemática para ajudar os internautas em seus estudos.

Mas não só de estudos e produção de conteúdo é feito o dia a dia de Caio. A mãe garante que o adolescente administra bem o seu tempo e, com disciplina, consegue aproveitar os momentos de lazer para jogar futebol (é apaixonado pelo Flamengo), jogar ping-pong com o pai, xadrez, nadar e ir ao shopping com os amigos.

Dicas

Como dicas para estabelecer uma rotina de estudos sem deixar de lado a vida pessoal, Caio ressalta que o importante é buscar estudar com qualidade e não por quantidade.

Dedicação é outro ponto fundamental para ter sucesso nos estudos: "estabeleça objetivos e faça o possível para cumprí-los", afirma Caio. Por fim, não deixe dúvidas sobre o conteúdo que está estudando. Vá atrás das respostas e não tenha preguiça de pesquisar.