Aurora: Após acidente que vitimou três pessoas, MP pede afastamento do secretário de Transportes

Por Rogério Brito 02/12/2022 - 10:04 hs
Foto: Reprodução
Aurora: Após acidente que vitimou três pessoas, MP pede afastamento do secretário de Transportes
Acidente vitimou fatalmente dois jogadores e um torcedor

O Ministério Público do Ceará (MP) pediu à Justiça o afastamento do secretário de Transportes do Município de Aurora, José Valdir da Silva, e do coordenador de manutenção da frota da prefeitura, Francisco Alex Felipe de Oliveira. A ação civil pública (ACP) foi ajuizada quatro meses após o acidente com um ônibus escolar do Município deixar três mortos e mais de dez feridos na CE-060, em Caririaçu.

Na peça ajuizada, o MP aponta que o secretário e o coordenador não possuem capacidade técnica para o exercício dos cargos que ocupam. Em julho passado, o titular dos Transportes foi ouvido pela Promotoria de Justiça de Aurora. Na ocasião, ele disse que é agricultor, mas atualmente exerce a função de secretário municipal de Transportes e possui como formação o ensino médio completo.

Naquela ocasião, José Valdir foi perguntado sobre a frequência em que são feitas revisões nos ônibus escolares do Município e respondeu que não há prazo específico para as revisões dos transportes. “Vai de caso a caso. Cada veículo tem um motorista que vai informando acerca da necessidade de manutenção e revisão”.

Para o MP, a versão do secretário denota “completa falta de qualificação técnica” e “acarreta sérios riscos à integridade das pessoas residentes nesta comarca, como o já ocasionado gravíssimo acidente que deixou inúmeros feridos e três vítimas fatais”, aponta o MP na ACP.

Entenda o caso

No dia 23 de julho de 2022, um ônibus escolar da Prefeitura de Aurora transportava jogadores, torcedores e auxiliares da seleção de futebol do Município para a cidade de Santana do Cariri. Na viagem de volta, o veículo se envolveu em acidente, que vitimou fatalmente dois jogadores e um torcedor. O caso segue em investigação, mas informações preliminares apontavam problemas mecânicos resultantes da falta de manutenção como a causa do acidente.