O deputado Samuel Moreira (PSDB/SP), relator da reforma da previdência na Comissão Especial da Câmara, contratou em seu gabinete Luiz Gonzaga Vieira de Camargo como secretário parlamentar. Segundo a Veja, Gonzaga foi prefeito de Tatuí e deputado estadual, cargo pelo qual tentou novamente uma cadeira no ano passado, não tivesse sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Pela eleição que ele acabou não disputando, Gonzaga recebeu R$ 250 mil do deputado Samuel Moreira. Oficialmente, o gabinete do deputado diz que o dinheiro foi repassado porque ambos faziam campanha juntos na cidade.
Enquanto prefeito de Tatuí, Gonzaga foi condenado na justiça por improbidade administrativa por permitir o ex-secretário de Meio Ambiente de sua gestão atuasse na função e também como médico na Santa Casa da cidade.
Procurada pela Veja, a assessoria de imprensa do deputado Samuel Moreira “esclarece que não há irregularidade na nomeação do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira”.
“A contratação seguiu todos os ritos exigidos pela Câmara dos Deputados, e não foi detectado impedimento jurídico para que Gonzaga ocupe cargo público. O ex-prefeito tem experiência e qualificação para a função. Samuel reitera seu compromisso com a transparência, bem como sua confiança no trabalho de Gonzaga”, diz em nota.
A condenação pelo TJ-SP só tem efeito no tocante a suspensão dos direitos políticos e a perda da função pública com o trânsito em julgado da sentença condenatória, o que somente eventualmente ocorrerá se forem indeferidos os recursos especial e extraordinário interpostos contra a decisão de 2º grau.
Agência Brasil
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor