Deputado briga com pai na Justiça por fazenda avaliada em R$ 1,5 milhão
O deputado federal Ricardo Maia (MDB) está envolvido em uma disputa na Justiça com o pai, José Edson Brito Maia, por uma propriedade avaliada em R$ 1,5 milhão. Os dois afirmam serem donos da fazenda com cerca de 280 hectares, localizada em Ribeira do Pombal (BA), e não se falam desde 2021.
Com trâmite no Tribunal de Justiça da Bahia, a desavença chegou a virar caso de polícia. No início do mês de outubro, o parlamentar mandou um funcionário derrubar com um trator a cerca e a porteira da fazenda, após o pai colocar uma corrente no local.
Em resposta, o pecuarista de 76 anos, conhecido como Zelitão, e a madrasta de Ricardo Maia registraram dois boletins de ocorrência (BOs), alegando que o deputado tentou invadir suas terras. Atualmente, por decisão judicial, ele está proibido de se aproximar do casal.
Ao portal Metrópoles, pai e filho trocaram acusações. Ricardo Maia disse que Zelitão “não é flor que se cheire”, enquanto o genitor afirma que o deputado é seu “inimigo pessoal”.
O município de Ribeira do Pombal, localizado a 290 quilômetros de distância de Salvador (BA), é berço político do parlamentar. Ricardo Maia foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 2013 e 2020, sendo vereador antes desse período.
O que os envolvidos argumentam?
Ao lado da propriedade disputada, está a Fazenda São Jorge, da qual Ricardo Maia declara ser dono. Nos autos do processo, os advogados do deputado afirmam que a terra seria de sua propriedade há uma década. Dessa forma, Zelitão seria um invasor que se recusa a deixar o local.
Entretanto, o pai do parlamentar afirma ter a fazenda registrada em cartório e, apesar de ter vendido 100 hectares para seu filho em 2001, os demais 180 pertencem a ele. Zelitão relatou uma série de invasões à propriedade durante o mês de outubro e disse que Ricardo Maia fazia obras escondidas e colocava animais na fazenda sem seu consentimento.
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor