Centenários do Ceará juntos há 84 anos batem recorde de casamento mais longevo do mundo, diz Guinness World Records
A união dos cearenses Manoel Angelim Dino e Maria de Sousa Dino foi reconhecida nesta sexta-feira (14) como o casamento mais duradouro do mundo atualmente, conforme o Guinness World Records. Manoel, de 105 anos, e Maria, de 101 anos, estão juntos há 84 anos e 86 dias. Os dois completaram bodas de crisântemo em 2024.
Conforme o livro dos recordes, atualmente os dois são o casal vivo que tem o matrimônio mais longevo do mundo. O casório de Manoel Angelim e Maria de Sousa aconteceu em 20 de novembro de 1940, em uma capela do município de Boa Viagem, a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza.
O recorde foi registrado em 5 de fevereiro pela LongeviQuest, grupo de pesquisadores que é referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo. Em novembro de 2024, o mesmo grupo confirmou que o cearense João Marinho Neto, de 112 anos, é o homem mais velho do mundo.
Pintura de Maria de Sousa e Manoel Angelim na juventude — Foto: Arquivo pessoal
Manoel e Maria se conheceram, pela primeira vez, em 1936. Eles trabalhavam com suas respectivas famílias em agricultura. Naquele ano, Manoel visitou o distrito em que Maria morava para recolher uma carga de rapadura. Ele conheceu a moça, mas ainda não foi amor à primeira vista.
Foi somente alguns anos depois, em 1939, quando os dois se encontraram pela segunda vez, que Manoel se apaixonou pela futura esposa. A mãe de dona Maria não aprovou a união de primeira, e o pai dela afirmou que só iria autorizar o enlace se Manoel conseguisse construir uma casa para os dois em um ano.
O agricultor concluiu a casa, os dois trocaram alianças no fim de 1940 e, de lá para cá, os dois tiveram 13 filhos, 55 netos, 54 bisnetos e 12 tataranetos. Uma das netas é Valéria Angelim, de 42, que conversou com o g1.
No começo, a mãe e o pai da noiva não aprovavam a relação — Foto: Arquivo pessoal
"Após o casamento, eles trabalharam juntos na agricultura, na produção de fumo de rolo, para criarem os filhos, e assim venceram. Com sacrifício, criaram todos sem passar grandes necessidades. Me sinto honrada e feliz por ser descendente, por estar com eles toda a minha vida", contou.
Atualmente, Valéria é uma das responsáveis pelos cuidados do casal, que um dia também cuidou dela. É que a mãe de Valéria, uma das filhas de dona Maria, morreu no parto. A avó, então, fez-se mãe mais uma vez e decidiu criá-la. "Ela estava prestes a completar 60 quando teve o desafio de enfrentar o luto com um bebê", conta.
Em 2023, quando Manoel e Maria celebraram as bodas de begônia pelos 83 anos casados, o g1 conversou com a família. À época, quando questionada sobre o segredo para um casamento tão longo, dona Maria disse que a resposta era simples: amor.
“Dona Maria disse que admira a coragem, o comprometimento com a família e o amor que Angelim sempre teve. Acima de tudo, admira o compromisso com os votos feitos no altar no dia do casamento”, respondeu Valéria.
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor