Deputada Luizianne Lins é lançada pré-candidata ao Senado para 2026
A deputada federal Luizianne Lins (PT) foi lançada, na noite desta segunda-feira (7), como pré-candidata ao Senado nas eleições de 2026. O anúncio ocorreu durante ato do Campo de Esquerda, no bairro Benfica, em Fortaleza, que também definiu os nomes apoiados pelo grupo para a disputa das presidências estadual e municipal do PT no Processo de Eleição Direta (PED) da sigla.
O lançamento de Luizianne acirra a disputa interna do partido no Ceará. A parlamentar, que já foi prefeita de Fortaleza por dois mandatos, busca ampliar sua influência dentro da sigla, apoiando chapas para os diretórios estadual e municipal.
A movimentação desagradou o líder do Governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT), que contava com uma candidatura unificada ao Senado e esperava ter o apoio majoritário da legenda para o projeto.
Além de Luizianne e Guimarães, um terceiro nome começa a ganhar espaço na disputa: o atual secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Chagas Vieira, que conta com o apoio do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor