Camilo aponta reeleição de Elmano como única certeza para 2026 e sugere apoio a Chagas Vieira ao Senado
Durante coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira (11), no evento de entrega da Medalha Iracema, em Fortaleza, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou que a única definição até o momento para as eleições de 2026 no Ceará é a candidatura à reeleição do atual governador Elmano de Freitas (PT). Questionado sobre outros nomes cotados para o próximo pleito, o ministro evitou cravar posições, mas sinalizou apoio ao secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, como possível candidato ao Senado.
"Olha, o Chagas é um grande quadro político, além de ser um grande gestor. Foi meu chefe da Casa Civil, hoje é chefe da Casa Civil do Elmano, colega de vocês (jornalistas) e, sem dúvidas, que é um grande nome. Mas, claro, são vários nomes que estão sendo colocados. Nós vamos definir isso. A única coisa que eu posso ter certeza é a reeleição do Elmano", declarou Camilo.
A fala reforça o papel de Chagas Vieira como uma das principais figuras do grupo governista para a disputa de 2026, embora, segundo o ministro, ainda não haja definições concretas sobre a formação da chapa majoritária.
Além do secretário-chefe da Casa Civil, José Guimarães (PT), Eunício Oliveira (MDB), Chiquinho Feitosa (Republicanos) e Romeu Aldigueri (PSB) também estão na briga por uma das duas vagas ao Senado na chapa de Elmano, além do próprio senador Cid Gomes (PSB), que pode disputar a reeleição, embora ele tenha anunciado estar fora da disputa eleitoral de 2026.
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor