Sonhar nunca foi problema para a atual diretoria do Fortaleza Esporte Clube. Ávida por conquista, a instituição centenária atravessa o melhor momento da história e tem uma possibilidade de se eternizar ainda mais na memória da torcida tricolor: vaga na Libertadores.
Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do Fortaleza se classificar para a Libertadores são de 9% após a 36ª rodada. Restando dois jogos para o encerramento do Brasileirão, e com a Sul-Americana garantida, destrinchamos o que precisa ocorrer para o time avançar - detalhe: o Ceará pode ajudar na missão.
Obs: um fato é certo, o Fortaleza não depende apenas de si para se classificar. O que não significa ausência de possibilidades. Vencer as partidas é obrigatório para se garantir na Liberta. Na tabela, o time está em 9º, com 49 pontos. Quem conquista vaga no torneio são os times que ficarem até a 8ª posição.
A possibilidade mais garantida do Fortaleza chegar na Libertadores é vencendo os dois próximos jogos: contra Fluminense (Maracanã, 4/12) e Bahia (Arena Castelão, 8/12). Desta forma, iria somar 100% dos pontos disponíveis e alcançaria 55, podendo ficar até em 8º no Brasileirão - última posição que leva para a Libertadores.
Pendência: para o desempenho ser suficiente, os dois concorrentes diretos pela vaga - Corinthians ou Internacional - devem tropeçar nos jogos restantes e um deles não pode vencer.
Chance I: Corinthians conquistar até 2 pontos nas próximas rodadas. O Timão encara o Ceará (Arena Castelão, 4/12) e o Fluminense (Itaquerão, 8/12).
Chance II: Internacional conquistar até 1 ponto nas próximas rodadas. O Colorado encara o São Paulo (Morumbi, 4/12) e o Atlético/MG (Beira-Rio, 8/12).
No caminho mais árduo, o Fortaleza também pode avançar se conquistar 4 pontos, ou seja, uma vitória e um empate - perder uma partida já retira qualquer possibilidade de se classificar para Liberta.
Pendência: para o desempenho ser suficiente, o Corinthians (8º - 53p) deve perder, e o Goiás (10º - 49p) tropeçar
Chance I: Corinthians precisa perder nas próximas rodadas. O Timão encara o Ceará (Arena Castelão, 4/12) e o Fluminense (Itaquerão, 8/12). Além disso, precisaria que o Goiás não vencesse as duas próximas partidas na competição contra Palmeiras (Brinco de Ouro, 5/12) e o Grêmio (Serra Dourada, 8/12).
Em tempo: o Corinthians venceu apenas dois jogos dos últimos 14. Já o Internacional ganhou quatro na mesma sequência de partidas.
Em tempo 2: apenas três clubes do Nordeste conseguiram jogar a Libertadores, em seis oportunidades. A lista é composta por Bahia (1960, 1964 e 1989), Náutico (1968) e Sport (1988 e 2009).
DN
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Mauro Filho destina mais R$ 823 mil para construção de Arquibancada do Estádio Municipa...
Menor de 14 anos ameaça pai com roçadeira no Juazeiro e casos de violência contra a mul...
200 macacos fugitivos deixam policiais presos em delegacia na Tailândia
Após 18 anos de aliança, Cid rompe com o PT, se reaproxima do irmão Ciro e redefine opo...
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor