Navios chegam a Santos com 32 infectados por covid-19; um segue para SC
Dois cruzeiros aportaram em Santos (SP) com 32 casos confirmados de covid-19 e pelo menos um seguiu viagem para o estado de Santa Catarina. Navios da MSC Cruzeiros e da Costa Cruzeiros ancoraram entre domingo e segunda-feira (28), e tiveram casos confirmados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Segundo a agência, as embarcações foram liberadas após cumprimento de medidas previstas em protocolo. Empresas dizem que continuarão a monitorar a situação em suas embarcações.
Casos de covid-19 na MSC Cruzeiros
No último domingo (26), o cruzeiro MSC Splendida aportou em Santos com pelo menos 19 casos confirmados de coronavírus, sendo 15 hóspedes e quatro tripulantes, segundo a Anvisa. De acordo com a MSC Cruzeiros, cinco tripulantes foram contaminados — totalizando 20 casos.
O cruzeiro transportava 2.549 hóspedes e 1.251 tripulantes. Segundo a empresa, todos os confirmados estavam assintomáticos e tinham o ciclo vacinal completo, conforme requerido pelas normas regulatórias.
"Após o desembarque, os casos positivos e seus contactantes passam a ter seu isolamento monitorado pelo sistema de vigilância em saúde local", informou a Anvisa.
Conforme informação da agência e da companhia de cruzeiros, o navio seguiu viagem e hoje chegou em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. O UOL apurou que o navio ficou ancorado sem licença para saída dos passageiros antes de confirmação da Anvisa.
"O navio passou por protocolos de desinfecção e foi autorizado a seguir viagem para Santa Catarina ainda no domingo", informa a Anvisa.
Casos de covid-19 na Costa Cruzeiros
No caso da Costa Diadema foram confirmados 13 casos de covid-19, sendo 10 hóspedes e três tripulantes. O navio ancorou ontem (27) no porto de Santos, em São Paulo.
"Conforme previsto em protocolo, as pessoas com resultado positivo foram mantidas em isolamento até o momento dos desembarques. Após o desembarque, passam a ter seu isolamento monitorado pelo sistema de vigilância em saúde local", repetiu a agência para o caso da Costa.
De acordo com a empresa Costa Cruzeiros, os casos foram identificados por realização de testes de pelo menos 10% dos passageiros, por protocolo.
"Cabe ressaltar que é pré-requisito para embarque que passageiros e tripulantes, desde que elegíveis, estejam completamente vacinados, apresentem testes negativos para covid-19 e estejam assintomáticos", declarou a Anvisa.
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor