Lavras da Mangabeira avança nos indicadores da Atenção Básica de Saúde

Por Paulo Sergio de Carvalho 30/01/2023 - 16:26 hs
Foto: Reprodução
Lavras da Mangabeira avança nos indicadores da Atenção Básica de Saúde
Indicadores da Saúde Básica - Lavras da Mangabeira sai da Posição 170 para 47 no Estado do Ceará

O município de Lavras da Mangabeira dá um salto de qualidade e pula da posição 170 no Ceará para a 42 dentre os 184 municípios no Estado.

 

A Atenção Básica é a principal  porta de entrada do SUS, junto com as unidades de urgência e emergência. É a partir do atendimento do cidadão em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que se inicia a prestação do serviço assistencial de saúde pública. O aumento da cobertura dos serviços de Atenção Básica no território lavrense propicia o acesso do cidadão aos serviços de saúde de forma capilarizada, contemplando locais onde outros serviços sociais nem sempre chegam.

 

A avaliação é feita pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional nos 5.568 municípios.

 

Em 2020, ainda na gestão do MDB, o município alcançou naquele ano a nota de 2.45. Na atual gestão de Lavras da Mangabeira o município obteve em seu 3º quadrimestre de 2022 o indicador alcançando 9.74.

Dados: e-Gestor AB – Ministério da Saúde


Dados: Dezembro/2020 - MS

"Este avanço representa um salto de grande relevância na melhoria dos serviços da atenção básica. É mais qualidade para os usuários da rede pública municipal de saúde", disse o Dr. Émerson da Silva Xavier, Coordenador da Atenção Básica do Município de Lavras da Mangabeira.

A Secretária de Saúde Giancarla Queiroz ressaltou a importância do indicador do Governo Federal que monitora os serviços e ajudam as secretarias municipais a implementarem metas e otimizarem os serviços aos munícipes.



Dados: 3º Quadrimestre de 2022 - MS

 

“É uma conquista! pra quem não é da saúde não tem ideia dessa proporção que é uma conquista dessa. É uma conquista grandiosa. Conseguimos essa nota, a gente está muito feliz com esta conquista” disse a secretária.

 

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dois primeiros anos de administração uma série de ações e investimentos para a melhoria da rede pública de saúde.

 

Reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde. Contratação de mais profissionais para ampliar o atendimento operacional.


Para o Prefeito Ronaldo da Madeireira, isso é fruto de muita dedicação e trabalho de toda a equipe e promete que este ano muitas coisas boas virão também para a área da saúde. “Vem aí um grande programa que certamente dará aos lavrenses um atendimento melhor e com maior abrangência. Já estamos em fase de implantação do MAIS CIDADÃO, que é uma plataforma inovadora na prestação do serviço público. Um sistema com capacidade de prospectar todas as DEMANDAS da população e ser um marco na gestão pública no município”.


“O Mais Cidadão está sendo criado com o objetivo de facilitar a vida do cidadão e qualificar a nossa gestão. Será um grande avanço para o município, onde muitos benefícios serão ofertados para a população e nos possibilitando uma melhor administração na oferta dos serviços”, disse Ronaldo da Madeireira.