Mauro Filho quer estados dentro da nova Previdência, mas o PDT é contra a reforma

Por Paulo Sergio 19/06/2019 - 13:39 hs

Em conversa com o Focus por WhatsApp, o secretário de Planejamento do Ceará e referência nacional do PDT em assuntos econômicos, Mauro Filho, fala sobre a necessidade de incluir os estados na reforma da Previdência enquanto o PDT é contra a proposta geral. “Eu SOU integralmente a FAVOR da inclusão”, escreve no diálogo com o Focus.

No fim das contas, há uma aparência de contradição e um possível (e natural) conflito entre o economista racional, que sabe que a reforma é imprescindível, e o político que pertence a um partido de oposição e tem proposta alternativa de reforma.

Veja a entrevista

Focus – O líder da bancada do PDT, André Figueiredo, afirma que puxará voto contra o texto da Previdência. Para o pedetista, o voto do relator “manteve basicamente as mesmas propostas do governo”. “Apenas deram uma maquiada, uma atenuada, mas continua muito ruim. Com certeza, não votaremos a favor desse relatório, não admitiremos dentro da bancada, de forma alguma, que alguém divirja.” Diante dessa fala do líder, o que o senhor acha?

Mauro Benevides Filho – Sempre foi assim. O que há de novo? Somos contra a reforma desse presidente. Temos o nosso substitutivo, que foi apresentado com mais de 200 assinaturas e que será destacado nos debates e votação. Tal substitutivo foi assinado pelos deputados do PDT inclusive capitaneada pelo nosso líder, André. Temos a nossa reforma!

Focus – Nada de novo, mas me parece que o governador Camilo é a favor da inclusão dos estados e me parece que este é um desejo do senhor também.

MBF – Com certeza. E vamos trabalhar para destacar isso também. Inclusive em plenário, se necessário.

Focus – Mas, me parece ser contraditório. Contra e a favor ao mesmo tempo?

MBF – O parecer não traz estado e município. Portanto precisa ser contestado nessa parte também.

Focus – Se os estados entrarem o PDT muda de opinião?

MBF – Isso será um destaque específico, entende? Não está no relatório.

Focus – Tenho dificuldade de entender ser a favor de um destaque e contra a reforma.

MBF – Por que vamos trabalhar na NOSSA reforma.

Focus – Entendo, secretário. Desculpe-me a insistência. É parte da profissão.

MDB – Tranquilo.

Focus – Não sendo a reforma do PDT, sendo o relatório apresentado, o PDT fica contra ou será a favor caso os estados entrem?

MBF – O PDT se reunirá nesta terça-feira. O tema dos estados será debatido. Eu SOU integralmente a FAVOR da inclusão.

Focus