Novo trem-bala do Japão tem sistema antiterremoto e velocidade de 320 km/h
A East Japan Railway Company (JR East) revelou seu novo projeto de trem-bala, o E10 Shinkansen, em substituição aos trens E2 e E5, que funcionam na rota que liga Tóquio à região de Tohoku.
O que aconteceu
Primeiro trem da série E10 está programado para ser concluído em 2027. Segundo o portal Japan Times, todas as máquinas finalizadas devem entrar em serviço comercial em 2030.
O E10 Shinkansen terá 10 vagões e velocidade máxima de 320 km/h. O novo modelo também terá maior segurança contra terremotos com amortecedores especiais para movimentos laterais entre a carroceria e os bogies, aumentando a tolerância devido às fortes oscilações causadas pelos tremores de terra.
"O E10 Shinkansen representa um marco na colaboração entre o Reino Unido e o Japão no setor ferroviário, estabelecendo novos padrões para design focado em hospitalidade e viagens sustentáveis. Com sua mistura de espírito japonês, inovação e design centrado no usuário, o E10 Shinkansen está pronto para redefinir as viagens ferroviárias de alta velocidade nas próximas décadas".
Matt Round, diretor de criação da Tangerine
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor